Notícias


03/09/2018 00:00:00 Descubra mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa e a Técnica da Acupuntura

Autor: Marina Pinto Stédile de Macedo¹

Na Medicina Tradicional Chinesa os fatores de adoecimento apontam para duas direções: interna e externa. O indivíduo pode adoecer de seu sistema de defesa (meio interno) ou por sofrer muitas agressões do ambiente em que vive (meio externo), não existe separação entre mente, corpo e espírito, portanto, não existem classificações de doenças ou distúrbios exclusivamente psicológicos ou físicos (CAMPIGLIA, 2004).

Na Medicina Chinesa, além de existirem questionamentos a respeito da duração, local e tipo de sintomas e sinais concomitantes, faz-se também uso dos seguintes recursos de diagnóstico: frio e calor, suor, aspecto das fezes, urina, alimentos, sensação toracoabdominal, quanto à menstruação (WEN, 1985).

Ao considerar que certos tipos de doentes têm apenas doenças mentais e outros, somente doenças físicas, cinde-se mais uma vez o corpo e a mente, indicando, assim, que corpo e mente são dois aspectos de um mesmo organismo, que não podem ser divididos arbitrariamente. Os fatores internos consideram a estrutura genética e hereditária, o modo de vida e os sentimentos, e os fatores externos dependem do clima, em suas manifestações diversas, e do meio ambiente (CAMPIGLIA, 2004).

 

Acupuntura

 Este é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que é praticada desde a antiguidade e consiste na inserção de finas agulhas em determinados pontos da pele, chamados acupontos. Segundo Tom Sintan Wen, em Acupuntura, os pontos de aplicação são denominados Hsue, que em chinês significa "buraco". É um método que estimula determinados pontos da pele, com objetivo de restaurar e manter a saúde. A acupuntura promove a mobilização, circulação e fortalecimento das energias do corpo, bem como a expulsão das energias perversas as quais causam doenças ao organismo.

Trata-se de pontos de depressão ou vias, por onde a agulha, principalmente ao ser aplicada, encontra baixa resistência. Geralmente, esses pontos se localizam entre tecidos mais rígidos, como ossos e tendões, ou ainda no meio de tecidos moles. Os pontos correntemente usados em Acupuntura são quase dois mil. Dentre estes, 670 são denominados pontos de meridianos; os demais são constituídos pelos pontos extra meridianos, pontos da orelha, pontos da cabeça, pontos do nariz, pontos das mãos, pontos dos pés. (WEN, 1985).

Segundo Tom Sintan Wen, esses pontos foram sendo descobertos no decorrer da prática milenária da medicina chinesa. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, diferentes entre si. No entanto, os pontos de um mesmo meridiano apresentam efeitos terapêuticos muito semelhantes. (WEN, 1985).

 

Benefícios da acupuntura

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existem diversos ganhos com a prática, entre eles é possível destacar:

●Estimulação de determinados pontos da pele, com objetivo de restaurar e manter a saúde;

●Promoção da mobilização das energias do corpo;

●Promoção da circulação das energias do corpo;

●Promoção do fortalecimento das energias corporais.

 

O tratamento pela acupuntura baseia-se no entendimento da doença e seleciona os pontos a serem colocados conforme as necessidades individuais do paciente e das indicações da patologia. A escolha dos pontos pressupõe um diagnóstico minucioso, além da elaboração de um prognóstico.

Vale ressaltar que a aplicação das agulhas nos pontos de acupuntura deve ser realizada segundo técnica que garanta a resposta esperada e que previna o aparecimento de complicações de natureza traumática ou infecciosa.

 

Referências Bibliográficas:

CAMPIGLIA, Helena. Psique e Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Roca, 2004.

WEN, Dr. Tom Sintan. Acupuntura Clássica Chinesa. São Paulo: Ed. Cultrix, 1985.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática! Clique aqui e faça sua inscrição!

 

¹ Fisioterapeuta pós-graduada em Neurofuncional pela Universidade Gama Filho e, em Medicina Tradicional Chinesa pelo Centro de Estudo de Medicina Chinesa. Tem formação em Acupuntura pelo The Word Federation of Acupucture Moxibustion e em Fitoterapia pelo Centro de Estudos de Medicina Chinesa.