Conheça Caxias do Sul


Caxias do Sul - Serra Gaúcha

Vista panorâmica de Caxias do Sul

 

Conheça uma das paisagens mais deslumbrantes do país, provar um dos melhores vinhos do mundo, conhecer vinícolas, castelos e reviver, através das trilhas e estradas do interior a colonização italiana na região sul do Brasil. Como coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é uma metrópole que mantém viva a alma alegre, a fé e o trabalho dos primeiros imigrantes italianos do RS.

Turismo

Reconhecida como uma das cidades mais empreendedoras do país, Caxias do Sul é um grande polo econômico e está localizada numa região privilegiada. Seja qual for a direção, as estradas são totalmente asfaltadas e de fácil acesso e conta também com o aeroporto que liga diariamente Caxias do Sul a outras capitais.

Seja para um dia de negócios ou para passear, Caxias do Sul oferece mais de 45 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas e motéis. Tanto os hotéis localizados na área urbana da cidade ou as aconchegantes pousadas do interior oferecem ampla estrutura, conforto e qualidade nos serviços.

Considerado um dos parques industriais mais diversificados do mundo, onde se fabrica do talher ao ônibus, Caxias do Sul também possui um comércio com muitas opções para compras que podem ir do artesanato típico à mais sofisticada joia.

Veja os roteiros


Culinária

A mesa farta, com pratos deliciosos é uma das marcas desta terra. Aqui você saboreia desde a comida da colônia até a cozinha contemporânea, passando pelo tradicional galeto italiano até o autêntico churrasco gaúcho.

A base da cozinha folclórica italiana é o galeto assado (galeto al primo canto), a polenta mole ou frita, e massas como os bigoli (macarrão) e os tortei (trouxinhas de massa embutidas com purê de abóbora temperado com noz moscada), mas outros pratos também são populares, como a sopa de agnolini (trouxinhas de massa recheada de carne de galinha), a salada de radicci com pancetta (variedade de almeirão com folhas estreitas e sabor amargo temperado com toucinho frito), a canjica de milho, o crem (tipo de raiz forte ralada conservada em vinagre tinto e usada como tempero de carnes), pães e biscoitos caseiros, a canja de galinha, o risoto, compotas e doces, com destaque para a uvada, salames, a fortaia (omelete com queijo ou salame), e queijos, além de muitas variedades de vinho.

A cidade é conhecida pela fartura e qualidade de sua cozinha, servida em cerca de 300 restaurantes e mais cerca de 600 outros estabelecimentos. Vários são especializados na culinária tradicional, há diversos dedicados a baurus e filés, e em anos recentes outros têm variado seus cardápios, se abrindo para a cozinha internacional, incluindo de regiões do oriente, especialmente japonesa e chinesa.

Saiba mais sobre Caxias do Sul