Normas para submissão de trabalhos


INSCRIÇÕES DE AUTORES DE TRABALHO

A comissão organizadora do 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática convida profissionais e estudantes da área da saúde e afins, de todo o país, para submeterem os resumos de seus trabalhos científicos. Para tanto, colocamos à disposição as instruções para envio dos resumos. Somente serão avaliados os resumos que estejam adequados às normas do evento.

1. NORMAS GERAIS: Válidas para “Apresentação Oral” e “Pôsteres”

1.1. Sobre a inscrição:

1.1.1. O trabalho será submetido à apreciação da Comissão Científica através de Resumo. Os autores devem indicar o interesse em participar da seleção para apresentação oral ou pôster. O resumo que não for aceito para tema livre será recomendado para a apresentação sob forma de pôster.

1.1.2. Eixo temático: o trabalho deve estar de acordo com um dos seguintes temas, e deve ser indicado no momento da submissão.

  • Atuação profissional em Psicossomática;
  • Novas perspectivas em Psicossomática;
  • Saúde Pública, Epidemiologia e Fundamentos de Psicossomática;
  • Violência cotidiana e aspectos psicossomáticos;
  • Psicossomática na infância e adolescência;
  • Abordagens Psicossomáticas: especialidades e/ou protocolos;
  • Psicossomática e trabalho.

1.1.3. O resumo deverá ser redigido em no máximo uma lauda, recomenda-se entre 300 e 600 palavras, em parágrafo único, em Português, através do ambiente virtual do sistema de inscrições do site do evento e deverá conter:

  • Título
  • Introdução com objeto de estudo, problemática e objetivos;
  • Metodologia com tipo de pesquisa (bibliográfica, exploratória, explicativa, correlacional, etc.), método, universo, amostra, tipo de tratamento dos dados;
  • Marco conceitual: pressupostos e conceitos teóricos que embasam o trabalho;
  • Resultados;
  • Considerações finais, conclusões ou síntese;

1.1.4. O resumo deverá ser enviado através do site do evento no momento do processo de inscrição.

1.1.5. O prazo máximo para inscrição dos resumos é até 30/06/2018, impreterivelmente.  

1.2. Sobre a apresentação:

1.2.1. Os trabalhos selecionados para apresentação como tema livre receberão notificação da comissão científica, juntamente com a solicitação de envio do trabalho completo para ser apreciado pela comissão. Os trabalhos completos devem ser enviados através do site do evento para a Comissão Científica em português, com o máximo de 20 laudas de papel A4, fonte tipo Arial tamanho 11, com espaçamento 1,5, margens sueperior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm,contendo os mesmo itens do resumo, em formato .pdf.

1.2.2. Caso o trabalho tenha mais de um autor, deverá ser apresentado por um dos autores, cujo nome deverá ser informado à Comissão Científica, quando da inscrição do mesmo.

1.2.3. O autor/contato do trabalho será comunicado, por escrito, sobre o dia, hora e local da apresentação.

1.2.4. O tempo de apresentação dos trabalhos será rigorosamente respeitado, visando o bom andamento das atividades do Congresso.

1.3. Sobre a inscrição no Congresso:

1.3.1. O autor/apresentador do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no Congresso para submissão de trabalhos.

1.3.2. Cada autor poderá submeter até três resumos para a avaliação. Sendo mais de um resumo aprovado, fica a apresentação submetida a disponibilidade de horário do cronograma do evento. 

2.  NORMAS PARA AS APRESENTAÇÕES ORAIS

2.1. Todos os trabalhos a serem apresentados em forma de “Apresentação Oral” deverão versar sobre conteúdos a partir de uma abordagem Psicossomática, estando em conssonância com o eixo temático proposto no item 1.1.2.

2.2. Cada sessão de Apresentação Oral constará de oito apresentações e a Mesa estará composta por um coordenador, dois avaliadores e oito apresentadores.

2.3. O tempo de duração da sessão será de 2h, dividido da seguinte forma: cada apresentador terá 10 minutos para apresentação do seu trabalho e o tempo restante será destinado ao debate com o público.

2.4. A apresentação oral deverá ser realizada estando auxiliada por conteúdo visual virtual em formato de arquivo .pptx, .ppt, .odp ou .pdfarquivo da apresentação deverá ser disponibilizado 1  (uma) hora antes da sessão ao coordenador da mesma, no local da apresentação indicado na Grade de Programação de Apresentação de Trabalhos.

2.5.  O apresentador será comunicado sobre o horário de apresentação do trabalho pela comissão avaliadora e deve estar disponível no local indicado no mínimo 10 minutos antes do horário da sua apresentação. 

3. NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE PÔSTERS

3.1. O pôster deverá ter dimensões até 90 cm de largura por 1,20m de altura. Sua exposição será em local determinado através de numeração. O apresentador será comunicado sobre o horário de apresentação do trabalho pela comissão avaliadora.

3.2. Noções gerais para o conteúdo do(s) pôster(s):

  • Explanação do assunto de maneira breve e informal;
  • O pôster deve ser autoexplicativo;
  • Evitar excesso de conteúdo escrito ou letras pequenas;
  • Deve-se conseguir ler o painel a 1 metro de distância;
  • Uso de ilustrações de alta qualidade;
  • O título de cada tópico a ser desenvolvido deverá aparecer em letras maiúsculas.

3.2. Estrutura do(s) Pôster(s):

  • Cabeçalho;
  • Resumo;
  • Introdução;
  • Objetivo;
  • Resultados e discussão;
  • Conclusão;
  • Referências - 3 a 5 referências de maior impacto conceitual.

Todo material submetido deve ter sido revisado ortograficamente e cumprir as normas de citação da ABNT.

4. PREMIAÇÃO DE TRABALHOS

Os dois melhores trabalhos (1 Apresentação Oral e 1 Pôster) receberão um prêmio de reconhecimento, sendo publicados em destaque nos anais do congresso.